Domingo, Maio 19, 2024

Comunicado sobre cronograma de provas do Brasileiro de V6

Olá a todos,

A CBVa'a, diante das diversas manifestações a respeito da alteração do Cronograma, serve-se da presente para tecer os seguintes esclarecimentos:

Como todos sabem, logo após a realização do Campeonato Brasileiro de V1/V1R, houveram muitas manifestações e reclamações por parte dos atletas, concernentes ao evento. Essa movimentação acabou levando à criação de um grupo no whats app, que foi entitulado como 'Associação de Atletas' e, de alguma forma, pretendia-se criar um grupo formal que pudesse representar os atletas de Va'a, para que tivessem voz nos espaços onde o va'a se perfaz.

A partir disso, a CBVa'a deliberou criar uma Comissão de Atletas que seria, então, um grupo de representatividade e atuação junto a CBVa'a, transitória, visto que não seria (ainda) a comissão estatutária, uma vez que o Estatuto da CBVa'a esta em fase de ajuste/alteração/adequação legal.


A Comissão foi criada e ratificada, por meio de votação dos atletas e, logo em seguida, a primeira questão apontada por eles para discussão, foi exatamente uma alteração no cronograma do Brasileiro de V6.


A CBVa'a não pretendia discutir o Cronograma nessa ocasião, especialmente por já estarmos muito próximos ao campeonato, mas tendo em vista que esse assunto foi trazido pela Comissão e não querendo deixar de ouvi-los já na primeira solicitação, a CBVa'a achou por bem acatar o que haviam sugerido.

Esta alteração gerou diversos e contundentes questionamentos porém, sabemos que a unanimidade sobre esta questão é algo muito difícil de ser alcançado. A CBVa'a se posicionou validando a solicitação da Comissão, já que representam os atletas.

Vale esclarecer que a CBVa'a não criou regras de atuação para a Comissão de Atletas, seus integrantes votaram conforme critérios e condições próprias. Lembramos também que os atletas que compõem a Comissão foram votados por todos que assim se dispuseram, sendo certo que todos os atletas confederados foram chamados a votar.

Sendo assim, votando ou não, ou seja, por ação ou omissão, a Comissão foi eleita por todos os atletas confederados, e representa oficialmente a todos. Com tal condição, sugeriram a alteração do cronograma - e exatamente por entender que estava acolhendo uma sugestão dos atletas é que a CBVa'a acatou a alteração. 

Portanto, o que temos é que a alteração se deu para atender os atletas e não adveio de uma decisão arbitrária da CBVa'a ou da Comissão, mas sim, da intenção de fazer valer exatamente o interesse dos atletas, representados pela Comissão. 


Diante da diversidade de opiniões, nenhuma decisão relativa ao cronograma será unânime.

E exatamente por tal motivo é que, embora a CBVa'a tenha agora recebido pedido de alteração e/ou de retorno ao antigo cronograma, a Comissão segue mantendo a posição quanto ao cronograma alterado e a CBVa'a informa que não ira alterar, esperando com isso, não criar novos conflitos.

A CBVa'a abrirá ainda neste ano, uma discussão para consolidação de um cronograma que seja fixado para as provas oficiais, para 2024. E para tal, oportunamente será estabelecido um procedimento que venha a por fim nos conflitos inerentes às posições diversas.

 Contamos com a compreensão de todos aqueles que não tiveram sua manifestação de vontade acolhida e ainda solicitamos que em conjunto com a Comissão de atletas participem na elaboração e consolidação do cronograma para 2024, a fim de extrair o melhor do nosso esporte que é a união e respeito à  toda a comunidade da Va'a.