Sexta, Maio 02, 2025

Com o Crescimento do Esporte os Cuidados Com A Saúde e Com Os Limites do Corpo Deve Estar Cada Vez Mais Em Dia.

ASSOCIAÇÃO DA COMISSÃO BRASILEIRA DE VAA - CBVAA

Circular CBVA'A 006/2019

Rio de Janeiro, 03 de abril de 2019

Assunto: CUIDADOS COM A SAÚDE E COM OS LIMITES DO CORPO.

Prezado(a)s Federações, Clubes e Remadores Como parte de seu Planejamento Estratégico 2019-2021, a Associação da Comissão Brasileira de Va’a – CBVAA, publica a presente circular para lembrar a todos da necessidade de haver preocupação de atletas, instrutores, professores, treinadores e clubes com a saúde de seus remadores.

O Va’a cresce muito no país e com esse movimento a responsabilidade dos envolvidos também tende a aumentar. Provas se multiplicam, desafios em Sprint ou em Maratona acontecem toda semana no país.

Muito importante que os atletas treinem e tenham vontade de competir, mas é fundamental que as pessoas tenham em mente os limites do próprio corpo, especialmente por meio do autoconhecimento. Equipamentos como frequencímetros ajudam demais, mas não podem ser os únicos meios de análise. Exames médicos periódicos, alimentação de qualidade e cuidados com o sono são medidas que auxiliam muito e devem ser levados ao conhecimento dos profissionais envolvidos nos treinos, principalmente para as categorias Master 50, 60 e 70.

Cada atleta é único e tem suas capacidades, portanto deve ser estimulado a dar ao clube, à equipe e a si mesmo o melhor que tiver, mas deve respeitar a segurança e a sua saúde.

Aos profissionais envolvidos - instrutores, professores e treinadores – a observação constante de seus atletas é base para uma relação de confiança, bem como um apoio enorme para que se desenvolva neles, além das técnicas e das habilidades pretendidas, um autoconhecimento que leve à felicidade e a uma maior segurança para a prática do esporte.

Por fim, interessante que todos os envolvidos no esporte tenham em mente que por mais audaciosas que sejam as metas de cada um, elas apenas serão atingidas se todos puderem cumprir seus papéis com segurança e qualidade, de modo que cuidar do corpo, monitorar a saúde, manter vigilância sobre todos que estão ao nosso redor são caminhos ideais para remar com rendimento e segurança.

Mahalo Ohana Va’a

Comissão Brasileira de Va’a