Sexta, Abril 26, 2024

Cancelado o Campeonato Brasileiro de Va’a no ano de 2020

CanceladoA Associação da Comissão Brasileira de Va’a (CBVA'A) vem nesta circular informar que em vista da insegurança gerada pela COVID-19 houve por bem cancelar todo o campeonato brasileiro de Va’a, em todas as suas categorias.

Importante destacar que a Diretoria e seus conselheiros se reuniram virtualmente em diversas oportunidades buscando idéias que permitissem a realização do Campeonato Brasileiro ainda em 2020.

Foram levados em consideração muitos pontos de vista e muitas situações, como a segurança dos atletas em vista da pandemia da COVID 19, a impossibilidade de treinos em diversos locais do Brasil, incertezas quanto à obtenção das licenças necessárias para a execução de eventos pelos organizadores, assim como os riscos de cancelamento dos eventos, com as consequências em hospedagens e transportes contratados e inscrições pagas; aliados às dificuldades financeiras já enfrentadas por parte considerável da comunidade do Va’a no país e até na falta de datas disponíveis num calendário já bastante conturbado.

Mais ainda, a Diretoria teve em mente as exigências para diversas modalidades bolsas-atleta municipais e estaduais existentes Brasil afora, a necessidade de manter o fomento ao Va’a e mesmo a elevação do moral de todos os praticantes – competidores ou não – com eventos oficiais, sem esquecer da COMEMORAÇÃO PELOS 20 ANOS DO VA’A NO BRASIL.

Todos esses pontos e outros tantos foram considerados na decisão de cancelar o Campeonato Brasileiro de Va’a 2020, porém a segurança pessoal de cada atleta pesou mais e teremos um ano sem campeões, sem selecionados para provas internacionais, sem eventos oficiais, o que pode servir como alerta e homenagem para aqueles que adoeceram e mesmo aos que nos deixaram durante o ano de 2020 acometidos pela COVID 19.

Sendo assim, em breve divulgaremos o calendário 2021, este sim com provas classificatórias para o Mundial de Longa Distância em Samoa 2021, Sulamericano do Chile 2021 e Mundial de Sprint na Inglaterra em 2022.

Divulgaremos também a forma de comemoração dos 20 anos do Va’a no Brasil, data que não pode passar em branco, ainda que um pouco deslocada no tempo por conta da pandemia.

Abraço e desejo de saúde a todos,

Daniel Gonçales Bueno de Camargo

Presidente CBVA’A